quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

SANTIDADE E SANTIFICAÇÃO ESTÃO FORA DE MODA?

SANTIDADE E SANTIFICAÇÃO ESTÃO FORA DE MODA?






INTRODUÇÃO

Ainda se pode falar em santidade? Em santificação? Ou estas palavras estão fora de moda? Até onde se percebe, muitos obreiros não estão mais falando nesses assuntos, no púlpito. Parece que estamos vivendo a era da "mundialização" eclesial. Há uma perda de identidade muito grande por parte de igrejas, que antes eram bem conhecidas por sua liturgia, postura, valores, cultura, história, não só em termos de usos e costumes, mas de ética, moral e santidade. Estamos assistindo à maior avalanche da influência do mundo sobre as igrejas, de que se tem conhecimento.

E isso não é bom, pois o que deveria ocorrer seria o contrário, ou seja, a influência das igrejas sobre o mundo. De propósito, estamos utilizando o termo igrejas (no plural) e não igreja, no singular, para que os conceitos aqui abordados não venham a ser aplicados à Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. As igrejas mudam. A Igreja, não. Como "sal da terra" e "luz do mundo" (Mt 5.13-16), os crentes deveriam exercer uma influência maior sobre a sociedade em que estão inseridos. Certamente, esta influência existe e é muito benéfica, pois são inúmeros os testemunhos de vidas transformadas pela pregação da palavra de Deus.

Entretanto, o nível dessa influência parece que tem diminuído à proporção que o tempo passa, e nos aproximamos celeremente do Terceiro Milênio. A corrupção, no País, aumenta; a depravação, também. Precisamos ser "irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus, inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual" resplandeçamos "como astros no mundo" (Fp 2.15). Para que isso aconteça, precisamos de pastores santos, educadores santos, empresários santos, professores e alunos santos, militares santos, jovens e adultos, santos.

O Espírito Santo exorta, através de S. Pedro, que "como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: sede santos, porque eu sou santo" (1 Pe 1.13-16).
Sem incorrer na generalização, que seria injusta, pode-se ver que essa santificação "em toda a maneira de viver" não tem sido praticada em muitas denominações, igrejas e ministérios. A influência profana tem invadido muitas áreas da vida eclesiástica.


No casamento, que deveria ser venerado por todos (Hb 13.4), há uma profanação tremenda em muitos lares. Esposos não amam as respectivas esposas, e vice-versa, contrariando a Bíblia. Em muitos lares, pais não amam os filhos e vice-versa, gerando, em lares, verdadeiro campo de batalha, levando o descrédito ao poder transformador do evangelho. O lar deve ser santo. Os seus integrantes devem buscar a santificação (Hb 12.14), para que seja uma continuação da igreja, e a igreja uma continuação dos lares. Infelizmente, há mais televisores ligados, em casas de crentes, do que Bíblias abertas. Há mais crentes assistindo programas de entretenimento do que realizando o Culto Doméstico. Não é sem razão, que o número de divórcios entre evangélicos está aumentando assustadoramente. É a falta de santificação das relações conjugais, do relacionamento entre pais e filhos, que tiram as casas da rocha e as põem sobre a areia movediça do modernismo, do liberalismo e do relativismo. Mas, com fé na Palavra de Deus, cremos que a orientação de S. Pedro é muito válida para a preservação da qualidade de vida dos crentes de hoje. Ele nos exorta a cingir os entendimentos, como filhos obedientes, e não nos conformarmos com as concupiscências mundanas, e a sermos santos em toda a nossa maneira de viver, ou seja, em todas as áreas de nossa vida, seja espiritual, emocional, familiar, profissional, financeira, etc.


Assim, falar em santidade e santificação não deve estar fora de moda. Foi, e será sempre uma mensagem atual e indispensável, para que os cristãos cumpram o seu papel, como "sal da terra" e "luz do mundo", "porquanto escrito está: sede santos, porque eu sou santo". 

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

D. E. V. O. C. I. O. N. A. L JOÃO 3:16 VÍDEO

D. E. V. O. C. I. O. N. A. L. !!
EM VIDEO.

#SHALOM, HOJE FIZ UMA#DEVOCIONAL DIFERENTE ESPERO DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO QUE GOSTEM, COMPARTILHEM COM SEUS AMIGOS, DEUS ABENÇOE NOSSA VIDA!!

JOÃO 3.16

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

DIFERENÇA ENTRE SAMUEL E HOFNI E FINÉIAS

DIFERENÇA ENTRE SAMUEL
E
HOFNI E FINÉIAS




Hofni e Finéias eram Sacerdotes do Senhor e filhos de Eli.
Eram porém os filhos de Eli, filhos de Belial, pois não conheciam o Senhor.
Belial significa "Sem Valor, Imprestável”( Hebraico), mais que dá o sentido de "Iniqüidade".
 
Os filhos de Eli, eram homens maus, obreiros degenerados na casa de Deus, pois se aproveitavam da sua posição para obter ganho ilícito e praticar imoralidade sexual.

Seu pai, Eli, o Sumo Sacerdote, não os discipulou, nem os destituiu do Sacerdócio.

O pecado destes jovens era muito grande perante o Senhor, pois eles desprezavam a Oferta ao Senhor.

Samuel foi dedicado ao Senhor pela sua mãe Ana, que teve esta disposição e fé  mesmo antes do seu filho nascer, pois ela era estéril, não podia ter filhos, desde ai então, podemos ver um milagre e propósito de Deus na vida de Samuel desde o nascimento (I Samuel: 1:5).  Ana deve ser conhecida como exemplo da mãe segundo a vontade, pois desde o primeiro momento em que desejou ter um filho, ela decididamente e em oração, o apresentava a Deus.

Uma das diferenças é que Samuel foi ministrado e discipulado durante a sua infância e os filhos de Eli não, e outra diferença é que Samuel ministrava perante o Senhor sendo ainda jovem. (Vestia-se com éfode de linho - I Samuel: 2:18).
PV 22:6 -  Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.

Deus tinha prazer na vida de Samuel pois em I Samuel: 2:21 a Bíblia diz que Samuel crescia diante do Senhor , enquanto que os atos dos filhos de Eli eram abomináveis para o Senhor, pois os seus testemunhos eram maus e o povo todo comentava das suas transgressões (I Samuel: 2:24).  JR 44:23 -  Porque queimastes incenso, e porque pecastes contra o SENHOR, e não obedecestes à voz do SENHOR, e na sua lei, e nos seus testemunhos não andastes, por isso vos sucedeu este mal, como se vê neste dia.

Hofni e Finéias endureceram o coração e pecavam abertamente e sem constrangimentos, dai a advertência de seu pai, Eli não teve efeito moral sobre eles.   Para eles, já passara o dia da salvação, estando pois destinados por Deus à condenação e à morte (Romanos: 1:21-32 e Hebreus: 3:10 e 26:31).  Iam morrer como resultado da sua própria e insolente desobediência e da sua recusa de arrepender-se.



RM 6:23 -  Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

Samuel, além de crescer diante de Deus, crescia também diante dos homens, era um homem de testemunho valoroso.

Os desejos de Samuel eram desejos espirituais, e os desejos de Hofni e Finéias eram desejos pessoais e carnais ( I Samuel: 2:29 ) por isso, foram desmerecidos.

Eli foi um fracasso total na liderança espiritual da sua família e por conseguinte de Israel. Como pai, não instruiu seus filhos no caminho da justiça, quando estes seduziam as mulheres que serviam à porta do Tabernáculo (Vers: 22).  Eli não exercitou a vontade de Deus, nem a sua vontade própria e muito menos autoridade espiritual para afastá-los do ministério. (Deut.: 21:18-21), por causa disto, também Israel sofreu.

O fracasso de Eli, como pai e ministro do Senhor, resultou no seguinte :

-         O  relaxamento quanto ao ministério, relaxamento espiritual do povo de Deus e afastamento da Glória de Deus sobre Israel.
-         A Bíblia inteira destaca a necessidade de Santidade e do Temor a Deus, com seu padrão para quem lida com o seu povo. (I Timóteo: 3:1-10).
-         Como peso de Juízo, Eli e os seus descendentes foram afastados para sempre das funções Sacerdotais.  A infidelidade e imoralidade de seus descendentes os reprovaram permanentemente para a liderança espiritual e como exemplos de espiritualidade para Israel.

De contra partida, Samuel serviu com Sacerdote, Juiz e Profeta desde a mais tenra idade, Samuel foi instruído pelo Sumo Sacerdote Eli para o exercício dos seus Sagrados deveres.  Samuel mais tarde, sucedeu a Eli como Sumo Sacerdote.  Foi em tudo fiel a Deus em toda a sua vida.  Deste modo, Samuel prefigura o SACERDOTE PERFEITO " Jesus, O Messias” ( O Ungido – Salmos: 110 e Hebreus: 5:6 ).

Acima de tudo, o Sacerdote era chamado para ser fiel, isto é, para manter fidelidade irrestrita a Deus e à sua palavra.  Isso, nós entendemos que; Temos que ter total lealdade, devoção e fidelidade a Deus e a sua  palavra, recusando tudo o que possa distanciarmos de Deus e de seus caminhos.

Este é um exemplo para as nossas vidas, que, somente os que manifestam inconteste fidelidade a Deus devem ser líderes espirituais do seu povo (Mateus: 24:45 -             I Timóteo 3:1-13  e II Timóteo: 2:2).

Samuel foi confirmado pelo Senhor, tinha as Vestes Sacerdotais e não unção e vestes humanas, isto é, Ungido e escolhido por Deus e não por homens, isto faz muita diferença.

Deus vocacionou Samuel para proclamar sua palavra ao povo, para prover um exemplo de fidelidade à sua vontade, para chamar o seu povo ao arrependimento e à renovação e para agir como mediador entre Deus e o seu povo.

Em torno da pessoa de Samuel congregavam-se outros profetas, chamados a "Congregação de profetas”  (II Reis: 2:3-5 e 4:38) .   A escola de profetas em Ramá estava sob a direção de Samuel (I Samuel: 19:20-22), e através dele (Samuel) esses profetas se desenvolviam espiritualmente e eram ensinados a respeito da vontade de Deus para  Israel.    Embora Eli pudesse ser perdoado como pessoa, pela suas falhas, Deus não o restauraria, nem os seus descendentes, para o Encargo Sacerdotal. Nenhuma chamada para servir ao Senhor como obreiro pode ser tida como irrevogável (Romanos: 11:29).

Conclusão: Malaquias: 3:13 -18


ML 3:13 -  As vossas palavras foram agressivas para mim, diz o SENHOR; mas vós dizeis: Que temos falado contra ti?
ML 3:14 -  Vós tendes dito: Inútil é servir a Deus; que nos aproveita termos cuidados em guardar os seus preceitos, e em andar de luto diante do SENHOR dos Exércitos?
ML 3:15 -  Ora, pois, nós reputamos por bem-aventurados os soberbos; também os que cometem impiedade são edificados; sim, eles tentam a Deus, e escapam.
ML 3:16 -  Então aqueles que temeram ao SENHOR falaram freqüentemente um ao outro; e o SENHOR atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o SENHOR, e para os que se lembraram do seu nome.
ML 3:17 -  E eles serão meus, diz o SENHOR dos Exércitos; naquele dia serão para mim jóias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve.

" Esta é a diferença entre Samuel, Hofni e Finéias”  ML 3:18Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve.


Que Deus nos abençoe.   #SHALOM

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

COMO AGRADAR A DEUS ?

Como agradar a Deus

Agradar a Deus é conseqüência de obediência e fé, estes são requisitos básicos para quem quer agradar a Deus.

A quem você está agradando? (na escola, em casa, na igreja ou em qualquer outro lugar que você esteja.)

Sua jornada na vida cristã começa com uma simples escolha, quando você inicia a caminhada com Cristo, está cheio de restrições, com muita carga que não é necessária para sua jornada celestial, e sim para sua trajetória natural, ao continuar no caminho de Cristo você precisa deixar de fazer escolhas baseadas em suas vontades, e prossiguir na vontade do Pai, desfazendo-se de seus pertences naturais e apegando-se ao princípios e valores eternos. Fl 3:13 "Esquecendo-me das coisas que para atrás ficam e avançando para as que estão pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."

Avançando para essas metas, suas expectativas são baseadas no Reino de Deus, nas promessas de uma nova cidade, uma nova herança, de um novo céu, com as mãos estendidas para alcançá-la.

Nesta jornada analisaremos o que devemos fazer para agradar a Deus.

I - Mediante a fé

A fé é um dom gratuito de Deus. Este deve ser a nossa base, devemos estar bem firmados na fé.
Hebreus 11:6 "Ora sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que àquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam."
Marcos 9:23 "Disse-lhe Jesus: Se tu podes! Tudo é possível ao que crê."

II - Mediante a fé na sua existência

Aqueles santos que param para reconhecer os atos de compaixão de Deus, que ficam maravilhados diante destes atos, são um deleite ao coração de Deus. Sl 147:11
Romanos 1:20 "Pois os atributos invisíveis de Deus, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que foram criadas de modo que eles são inescusáveis."
Salmo 102:27 "Mas tu és o mesmo, e os teus anos jamais terão fim"

III - Conhecendo a vontade de Deus

à Precisamos ter sabedoria e inteligência espiritual, precisamos ter afeição e disposição para andar em Cristo, que significa:

Produzir - dar frutos espirituais e de caráter;

a) Crescer no conhecimento - conhecer a palavra de Deus, pois esta é a verdade, sempre buscar discernimentos de Deus;

b) Com a permissão divina - ao entregarmos nossas vidas a Jesus, buscamos sempre a sua vontade e permissão para toda que qualquer situação, nossos atos são gerados dentro da vontade do Senhor e nosso coração tem paz, pois o Espírito Santo testifica no nosso espírito;

c) Ter um coração agradecido - não fomos nós que escolhemos ao Senhor, graças a Deus por isso, mas foi Ele que nos escolheu, para nos dar o fim que desejamos. O Senhor tem cuidado de nós todo o tempo, mesmo quando somos infiéis, Ele continua sendo fiel, por isso devemos estar sempre com um coração agradecido a Deus, nunca achando que por nossos esforços fomos resgatados, mas pela infinita misericórdia divina;


Colossenses 1:9-10 "Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus."

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

LISTA DO NUNCA MAIS

LISTA DO NUNCA MAIS

Devemos ter muito cuidado com o que 'profetizamos' sobre nós mesmos, pois "do fruto da boca, o coração se farta; A morte e a vida estão no poder da língua, o que bem a utiliza come do seu fruto" (Pv 18:20,21). "O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda a sua alma das angústias" (Pv 21:23). Assim, pois:

1-     Nunca mais direi eu não posso, pois
"Tudo posso naquele que me fortalece" (Fl 4:13).
2-     Nunca mais direi que não tenho, pois
"o meu Deus, há de prover magnificamente a todas as minhas necessidades, segundo a Sua glória, em Cristo Jesus". ( Fl 4:19).
3-     Nunca mais direi que tenho medo, pois
"Deus não deu espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de sabedoria" (II Tm 1-7).
4-     Nunca mais direi que tenho dúvida ou falta de fé, pois
"eu tenho o grau de fé que Deus distribuiu" (Rm 12:3).
5-     Nunca mais direi que sou fraco e desprotegido, porque
"o Senhor é o protetor de minha vida" (Sl 26:1) e "aquele que conhece a seu Deus, manter-se-á firme e resistirá" (Dn 11:32).
6-     Nunca mais direi que satanás tem supremacia em minha vida, porque
"o que está em mim é maior do que aquele que está no mundo" (I Jo 4:4).
7-     Nunca mais direi que estou derrotado, pois
"Deus nos concede sempre triunfar em Cristo" (II Co 2:14).
8-     Nunca mais direi que não tenho sabedoria, pois
"Jesus Cristo, da parte de Deus, se tornou para mim sabedoria, justiça, santificação e redenção" (I Co 1:30).
9-     Nunca mais direi que estou doente, pois
"fui curado graças às suas chagas" (Is 53:5), e "Jesus tomou as nossas enfermidades e sobrecarregou-se dos nosso males" (Mt 8:17).
10-Nunca mais direi que estou preocupado pois
"confio a Ele todas as minhas preocupações, porque Ele cuida de mim" (I Pd 5:7). Em Cristo estou livre de cuidados.
11-Nunca mais direi que estou preso, pois
"onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade" (II Co 3:17). Meu corpo é templo do Espírito Santo.
12-Nunca mais direi que estou condenado, pois
"já não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Jesus Cristo"(Rm 8:1).

E EMPENHE-SE EM DEUS PARA VENCER!

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Fuja da INSTABILIDADE ESPIRITUAL.

Um Aspecto do Caráter de Jesus: Estabilidade




 Sendo que estabilidade é um traço de caráter que é muito importante para Deus e absolutamente vital para uma vida cheia de paz, gozo, liberdade e produtividade, assim como cumprindo o nosso destino – então vamos descobrir como que é isso. Quando percebemos alguns dos sinais de instabilidade, podemos captar uma visão da vida de estabilidade que Deus está construindo em cada um de nós. Que tal você conversar com Deus sobre cada um destas coisas, perguntando-O  para deixar claro à você porque você está vivo? Qual é a real razão da sua vida?

Caraterísticas de Instabilidade

1) Inatividade: Se você é uma pessoa instável, você se achará sendo inativo de tempo em tempo. Isso ocorre parcialmente porque a sua ação ou falta de ação é levada mais por emoção do que obediência. Se as coisas parecem não estarem se “encaixando”, então você desiste talvez com a declaração “Parece que Deus não está mais nisso”.

2) Sentimentalismo: Um elogio pode (e deve) não ter mais efeito em você do que uma correção ou crítica. Sendo o que for, para deixar crescer estabilidade, ofereça-os a Deus. Não deixem que te afetem para cima ou para baixo. Dê isso à Deus!

3) Sensível demais: Um sinal na certa de instabilidade é que você vê tudo e ouve tudo como ela se relaciona a você. Saiba que Deus não pode construir sobre alguém sensível demais e que não descansa. Deus somente pode construir com pessoas que sabem onde estavam e para onde vão —NÃO pessoas que são preocupadíssimas  com os seus interesses, suas vidas, seu envolvimento, etc...

4) Amargura (internalizada): Paulo descreveu a fortaleza de Satanás como sendo imaginações. Quando você é estável você encontra 100% da sua identidade em Jesus. Paulo disse que se eu baseio quem eu sou nos homens e o que eles pensam de mim, eu paro de ser um servo de Deus (Gal. 1:10). A Vida de Jesus, que é a base de tudo que somos como seguidores de Jesus, é igual a nos darmos as nossas vidas (não só em teoria, mas em realidade) para outros, mesmo sendo eles ainda pecadores.

5) Desânimo:  Sendo que uma pessoa instável vive para prazeres tolos e satisfação de si mesmo, eles vão ficar desanimados se o prazer ou “tempo legal” não estão presentes.  Isso se aplica até para coisas que chamaríamos de “espiritual”.  Por exemplo, por que um “tempo bom de oração” aparenta ser espiritual para uma pessoa instável, logo então um “tempo de oração” que não é acompanhada de uma emoção forte provocará desânimo?.  Uma pessoa instável olha, e mede tudo pelas coisas externas, ao invés da Verdade de Deus.  Então, quando as circunstâncias parecem se encaixar, eles estão animados.  E quando as circunstâncias não se encaixam, eles se desanimam.  Lembre: VERDADE é o alicerce para estabilidade, não como as coisas estão no exterior!

6) Impulsivo:  A pessoa instável é movida por sentimento e simpatia e por esta razão reage pelas necessidades das pessoas e não pelo suprir de Deus.  Eu preciso reconhecer que NÃO é o meu trabalho prover para necessidades.  O meu trabalho é de perceber o suprir de Deus.  Quando Jesus ressuscitou Lázaro dos mortos, o Pai foi glorificado e não Jesus.  Por que?  Porque Jesus esperou pelo suprir de Deus ao invés de reagir para com a simples necessidade.  Jesus nunca entrou em pânico por causa de tanta coisa ao seu redor que estava inacabada.  Entrar em pânico é ter falta de fé.  Se você crer que Deus é o Senhor dos Céus e da Terra, então pode acreditar que você pode ser um verdadeiro canal dos Céus ao invés de um “bombeiro dos céus”.  Fique disponível, seja um testemunho, dê a sua vida, mas não se desespere só porque Lázaro está doente.  Não é a sua responsabilidade.  Você NÃO é o bombeiro de Deus.


7) Motivos Errados:  se você é uma pessoa instável, irá agir em função de sua própria necessidade de aprovação e aceitação.  Isso é algo com que Jesus (em João 13) não teve nenhum problema.  Porque Ele sabia de onde Ele veio, e para onde estava indo, Ele não tinha nada em si mesmo para defender em o que os doze pensavam dEle quando Ele se colocou de joelhos para lavar os seus pés.  O mesmo é verdade sobre nós, se ficar claro em nossos corações porque estamos vivos, quem somos, de onde viemos e para onde vamos.  Se está claro para nós que a nossa identidade e valor são achados SOMENTE no amor do nosso Pai.  Se estas coisas estão claras, não há mais razão para correr atrás de aceitação de pessoas, aprovação, ser inclusa.  Não precisa mais buscar estas coisas e ser influenciados por elas.  Regozije-se que o seu nome está escrito no livro da Vida.  Age, fale, serve, ame — tudo por amor pelo seu Mestre, Senhor e Amigo. “O amor de Cristo nos constrange”.

8) Concupiscência dos Olhos:  Se você é uma pessoa instável, seus olhos vão se gratificar ao olhar para o que você tem e o que você fez.  Você irá achar prazer em gloriar nos seus “sucessos”. 

9) Inconstante:  Uma pessoa instável diz: “Se for a minha idéia e vem ao encontro das minhas expectativas, só então vou aceitar!” Este tipo de pessoa faz e fala coisas por razão de haver glória nelas para elas mesmas. Não tem nada a ver com a autoridade a direção de Deus.

10) Possessivo:  Uma pessoa instável segura outros com um punho de ferro. Se o opinião de fulano mudar, isso vai arrasar comigo? É necessário que eu entenda que eu vim do Pai e  estou retornando à Ele. Se isto estiver claro, eu mesmo assim vou dar a minha vida por elas independente se a opinião delas para comigo irá mudar... sem crise!



Um último lembrete: Jesus É o Autor e Consumador e irá nos apresentar perfeitos diante do Pai!! Creia nisso, dependa disso e continue a progredir, deixando para trás toda instabilidade —olhando plenamente para Jesus e Suas Promessas para que você possa então, abraçar, explorar e gozar de todas as maravilhas da Vida que Ele tem preparado para nós agora!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

JOÃO 3:16 O AMOR DE DEUS...

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16


Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito,

Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Romanos 5:8. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos. Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. I João 4:9-10.

Por que Jesus Morreu?

Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós. Isaías 53:5-6.
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3:23.
Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; I Pedro 3:18a.
Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós, I João 1:8.  No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. João 1:29.  Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. II Coríntios 5:21.  Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23.

para que todo aquele que nele crê não pereça,

Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo; Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Romanos 10:9,13.  Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:8-9.  Declarou-lhes Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá. Crês isto? João 11:25-26.


mas tenha a vida eterna.

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6.
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23
para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna. João 3:15.

Se você crê em Jesus, que Ele morreu em seu lugar, que ressuscitou, que está vivo: A sua vida passará a pertencer a Jesus:

e ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. II Coríntios 5:15,17.
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20.

Qual é a sua decisão?


Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mateus 10:32-33.
Em seguida dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Lucas 9:23. 

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

ALEGRIA NO CASAMENTO. EDIÇÃO PARA CASADOS.




Milagre no Casamento
A Bíblia narra um milagre extraordinário, operado por Jesus Cristo, nosso Senhor. É o relato de como um casamento foi tocado pelo poder de Deus, e de como o seu casamento poderá ser tocado também! Observemos o relato bíblico:
"Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, e estava ali a mãe de Jesus; e foi também convidado Jesus com seus discípulos para o casamento. E, tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm vinho. Respondeu-lhes Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Disse então sua mãe aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.
Ora, estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam duas ou três metretas. Ordenou-lhe Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. Então lhes disse: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E eles o fizeram.
Quando o mestre-sala provou a água tornada em vinho, não sabendo donde era, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água, chamou o mestre-sala ao noivo e lhe disse: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.
Assim deu Jesus início aos seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele." (João 2:1-11).
Este foi o primeiro milagre que Jesus realizou, e não é em vão que tenha acontecido justamente num casamento! As Escrituras dão testemunho através disto, mostrando-nos que antes de Jesus realizar qualquer outro milagre de cura, libertação, etc. está interessado em agir nos casamentos. A família tem prioridade no plano de Deus, pois Ele não a criou para o fracasso, e sim para ser bem sucedida.
Percebemos também que o milagre ocorrido deu-se em torno de haver ou não VINHO, que na Bíblia é uma figura de alegria (Salmo 104:15). Nos casamentos, o que vemos e ouvimos é que o vinho sempre acaba. Pessoas que viviam embriagadas de amor pelo cônjuge, assistem perplexas seus sentimentos desaparecerem. O matrimônio, de maneira geral está falido, pois o vinho sempre acaba. Mas quando Jesus está presente aí é que se estabelece a diferença! Milagres acontecem e ele traz vinho novo aonde já não mais existia.
Mas perceba que o milagre aconteceu porque Jesus estava lá. Ele e seus discípulos foram convidados para simplesmente estarem nas bodas; não receberam um chamado de última hora só porque os noivos precisavam de um milagre. Ele havia sido chamado para estar junto... E porque estava presente, operou o milagre! De maneira semelhante, se você quer um casamento que dure, que sobreviva à falta do vinho (alegria), convide o Senhor Jesus para estar presente.


Não espere a crise chegar, cultive sempre a presença dele por meio de oração e leitura da Sua Palavra, a Bíblia Sagrada. E não apenas leia, mas pratique a Palavra, pois o milagre acontece aonde há obediência; foi dito aos serventes que fizessem tudo o que Jesus mandasse, e porque fizeram sem questionar se era racional ou não, receberam o milagre.
Podemos observar ainda algumas figuras neste texto:
- O número 6 – Havia seis talhas. Na Bíblia, este número sempre fala de algo que é humano. É chamado número de homem (Ap.13:18). Portanto, percebemos que o milagre não depende só de Deus, mas há uma participação e um fator humano ligado a este milagre no casamento.
- As talhas - o significado espiritual destas talhas estão apontando para a parte que nos toca no que tange a receber o milagre de Deus. O seis fala do homem, e aqui entendemos nossa participação no milagre. As talhas eram o recipiente para o vinho que o Senhor Jesus transformaria. Normalmente eram pedras talhadas, cavadas.
Isto sugere o quão duro somos no que tange aos relacionamentos e o quanto precisamos ser trabalhados por Deus em nossa forma de ser e agir no matrimônio. Quanto mais cavados nos deixamos ser pelo agir de Deus, maior será nosso potencial para receber o vinho. Uma pedra pouco cavada, comporta pouco vinho, mas uma pedra bem trabalhada comporta mais vinho!
- A água – Era a matéria prima necessária para que o milagre pudesse acontecer. Não havia água nas talhas, Jesus foi quem mandou enchê-las. A água simboliza a Palavra e também o Espírito Santo. Nos lares onde o vinho chega a acabar, e todo o prazer do relacionamento desaparece, temos percebido que além dos erros cometidos na esfera natural, havia também falta de água; não havia o cultivo diário da presença de Deus por sua Palavra (lida e praticada) e a presença viva de seu Espírito.
Creio ser esta a chave do milagre. É importante se deixar ser trabalhado (o que é diferente de ser manipulado pelo cônjuge) na forma de se relacionar, mas se estas talhas não forem cheias da presença de Deus o vinho não aparecerá! Vale também ressaltar que quanto mais água aqueles servos colocassem nas talhas, mais vinho haveria; ou seja, o milagre de Deus em nosso casamento esta diretamente relacionado com o investimento que fazemos em cultivar Sua presença.
Finalizando, quero chamar sua atenção para a qualidade do milagre. Jesus deu o que havia de melhor em matéria de vinho, a ponto de o mestre-sala se impressionar e comentar que normalmente se bebe o melhor vinho e, depois de o terem desfrutado, oferece-se o inferior. Assim é com a maioria dos relacionamentos conjugais; bebem o melhor vinho nos primeiros anos, depois a qualidade cai e assim é até que acabe.
Mas quando Deus faz um milagre, o que se experimenta é algo inédito, muito superior a tudo o que já se experimentou até então. Deus nos dá o melhor, sempre! Tenho visto isto no dia-à-dia dos casamentos que tenho acompanhado como pastor, portanto sei do que estou falando. Deixe Deus ser não apenas o Criador do matrimônio, mas aquele que oferece toda manutenção necessária. Quando isto acontece, não somente somos beneficiados com um lar melhor, mas Deus recebe glória. O vinho dos lares cristãos deve ser o da mais alta qualidade...

Se você reconhece que o vinho acabou (ou está quase acabando) em seu matrimônio, creia na vontade de Deus de agir nos casamentos. Renove o convite ao Senhor Jesus para estar em seu lar, pratique estes princípios espirituais e seja feliz como o Pai Celestial sempre quis que cada casal fosse! 


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

"VIRGINDADE" ( POR QUE SEXO DEPOIS DO CASAMENTO?)

VIRGINDADE



 Porque ela é importante na Bíblia
    ALIANÇA é uma das coisas mais importantes no relacionamento entre duas pessoas do sexo oposto. E quando falo em aliança, não estou me referindo ao anel de ouro que nossos pais usam.
   
    O anel é um símbolo desse pacto, mas aliança em si é a decisão de que eu vou amar a outra pessoa para o resto da minha vida. Nada, além da morte, pode quebrar uma aliança. Ela não pode ser desfeita. E a sua origem está na aliança que Deus fez e continua mantendo com o seu povo, de que Ele nunca nos deixará. Ele nunca nos abandonará (Hb 13:5). Ela é inquebrável. E é por isso que está em extinção nos dias de hoje. Com os divórcios e separações, a aliança tornou-se "quebrável", "clausurável" e "discutível", tornando-se um mero contrato.
   
    Agora, onde entra a virgindade nisso tudo? O que o fato de me guardar virgem até o meu casamento tem a ver com a aliança? E é aí que está uma das coisas mais belas e tremendas que eu ainda não havia percebido. Se você está por dentro das histórias da Bíblia, sempre que alguém fazia uma aliança com Deus, havia um derramamento de sangue, um animal era morto. Por exemplo, na aliança que Deus estabeleceu conosco teve que ter o sacrifício e o derramamento do sangue de Jesus. É através disso que podemos ter a certeza de que Deus nunca nos deixará, porque Ele deu Seu único Filho para morrer por nós.
   
    Pensando nisso, você já imaginou o porque da virgindade ser tão importante para nós? Quando o rapaz e a moça se guardam sexualmente até a primeira noite de núpcias e têm a sua primeira relação sexual, geralmente ocorre um sangramento devido à ruptura do hímen da mulher. Você já pensou nisso? Nesse momento, é estabelecida uma aliança entre esse homem e essa mulher que não é simbólica, mas real. Há um verdadeiro derramamento de sangue.
   
    Por isso, quando a Palavra nos adverte a nos guardarmos sexualmente puros, ao contrário do que muita gente pensa, Deus não está querendo "cortar o nosso barato" ou sendo "muito quadrado", mas Ele está nos protegendo para que possamos desfrutar de uma bênção muito maior. Existe bênção por trás de uma aliança verdadeira. Existe bênção por trás da virgindade. E ela deve ser considerada uma das coisas mais importantes da sua vida. Uma vez que você a perde, mesmo que Deus te perdoe e te purifique interiormente, não há como restituí-la fisicamente. Sua virgindade é a sua jóia preciosa, que deve ser guardada e protegida como tal.
   
    Sei que hoje, a coisa mais comum num namoro é transar e que nos manter puros sexualmente é muito difícil. É luta brava! Sei que a pressão é grande e que a virgindade é considerada fraqueza e "babaquice". Um homem e uma mulher são muito mais homem e mulher quando dizem "não", e ser um homem ou ser mulher não depende de quantas vezes a gente vai para cama, mas está inteiramente ligado com a nossa firmeza e determinação.
   
    Agora uma palavrinha com os RAPAZES
   
    Sabiam que vocês foram criados para serem os protetores da pureza? Infelizmente, hoje em dia, muitos homens e rapazes são considerados os violentadores. Muitos namorados têm forçado suas namoradas a perderem sua virgindade. Essa não foi a função designada por Deus para vocês. Essa é a função designada pelo inimigo de Deus que deseja, com todas as suas forças destruir a aliança de casamento antes mesmo do casamento ocorrer. Rapazes, suas irmãs de sangue, suas primas, suas irmãs em Cristo, suas amigas de escola e suas namoradas devem ser protegidas por vocês. E não violentadas. O que Paulo recomendou ao jovem Timóteo sobre isso? Que ele tratasse as moças com todas pureza, como se elas fossem suas irmãs (I Tm 5:2). Creio que isso diz tudo, não é?
   
    Não se deixe levar por essas mentiras, de que "Se você não transa, você não é homem" ou "Se você não for para cama com o seu namorado, você não o ama de verdade". Mas creia que você vai estar amando de verdade sua futura esposa ou seu futuro marido ao dizer não aos seus desejos. "O verdadeiro amor é paciente, é benigno, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses. O verdadeiro amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." I Co 13:4-7.
   
    Que possamos desejar estabelecer essa aliança! Que ao olharmos para as vidas dos nossos pais, possamos ver o modelo do que é ter um relacionamento baseado na aliança de Deus. Pode até ser que nosso pais tenham passado por experiências ruins ou tenham errado, mas creio que Deus tem feito a Sua obra, tem restaurado e tem feito maravilhas.
   
    Que possamos aprender com nossos pais aquilo que o Senhor já lhes ensinou e que sejamos pais ainda melhores quando tivermos nossos filhos, para que o nome do nosso Deus seja glorificado.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

FÉ E OBEDIÊNCIA.

Fé e Obediência



(LC 17:14) "E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos."

Analisando este versículo o Espírito Santo fala claramente em nossos corações sobre
FÉ e OBEDIÊNCIA. Vamos analisar o conteúdo da mensagem dessa Palavra:

A mensagem nos fala dos dez leprosos que se aproximaram de Jesus, quando este ia para Jerusalém . E ao indagar ao Senhor, não pediram para que fossem curados de imediato, e sim a MISERICÓRDIA de Deus.
(LC 17:13) "E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós."

Mas por que ? Isso acontece porque nós sabemos que não somos dignos de receber a manifestação do poder de Deus em nossas vidas, e é pela sua infinita misericórdia que Ele nos concede o que desejamos, e também pelo seu eterno amor e fidelidade a nós.
Mas o tópico que ressaltou aos meus olhos nesta passagem de cura dos dez leprosos, foi o versículo 14. (LC 17:14) "E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos."
--------

1º ) O Senhor não os curou de imediato, e sim deu uma ordem (os verbos estão no imperativo) : “Ide, e mostrai-vos... E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.”.
Neste caso os leprosos poderiam ficar rancorosos ou magoados pelo fato de Jesus não tê-los curado, mas mesmo sem obter aquilo que desejavam obedeceram ao Mestre, pois eles sabiam que falavam com Jesus, o filho de Deus, e obedeceram a sua voz... \Na Bíblia encontramos outras referencias nas quais o Senhor, ao invés de responder as indagações e as petições, dá uma ordem, como fez a Gideão :
(JZ 6:12, 13 e 14) "Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso.
Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o SENHOR é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém agora o SENHOR nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas.
Então o SENHOR olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?"


Devemos saber que no céu não há departamento de informações, ou algo parecido. Devemos apenas OBEDECER, e isso significa “confiar em Deus”.

Mesmo que parecesse incoerente obedecer à Deus, os Dez Leprosos, mesmo não obtendo respostas para suas petições, obedeceram a voz do Todo Poderoso, e seguiram a direção que Ele os ordenou .

Um outro exemplo de obediência é a passagem do Mar Vermelho, quando a nuvem que guiava o povo na saída do Egito apontava para o mar.
(ÊX 13:21) "E o SENHOR ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho.”

Eu creio que muito devem ter ficado confusos pensando: “Como Ele nos livrará, se está nos guiando para o mar? Ficaremos cercados” . E realmente a bíblia nos fala da murmuração do povo :
“(ÊX 14:11) "E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito?"

Mas mesmo sem obterem respostas eles obedeceram a direção de Deus, pois a comunhão que Moisés tinha com Deus o fazia confiar:
“(ÊX 14:13 e 24) "Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis." O mar se abriu ! ALELUIA !
O mais importante a destacar é que independente das circunstancias, por mais absurdas que pareçam, o fundamental é OBEDECER... e obedecer a Palavra de Deus. Se manda ir pregar o evangelho, preguemos, se manda amar o próximo, amemos, se manda perdoar, perdoemos... etc... Com a certeza de que assim seremos sempre vitoriosos.
2º) ESSA FRASE É’ TREMENDA, E A MAIS PROFUNDA DO VERSÍCULO ANALISADO : “mostrai-vos aos sacerdotes”
Como eu posso mostrar aos sacerdotes algum prodígio, se eu ainda não fiquei limpo ?? Como posso ir mostrar minha cura se ainda não fiquei curado ? Mostrar o que !? Os leprosos seriam curados no caminho...

É PELA FÉ !!! Por isso quando oramos devemos dizer ao final : “... é o que pedimos e já te agradecemos, em nome de Jesus”. Os leprosos seriam curados no caminho...
Jesus pediu para que eles fossem mostrar aos sacerdotes a cura, e eles, mesmo sem ver nitidamente a operação de Deus, obedeceram e foram seguir a ordem do Mestre.
Essa Passagem é muito profunda. Nós devemos crer em tudo aquilo que é garantido a nós por Jesus: na cura, num milagre (seja na situação que for), na providência divina, na redenção dos nossos pecados e falhas, no IMPOSSÏVEL. Mesmo que não vejamos, termos a certeza que receberemos, pois somos mais que vencedores em Cristo.
Tudo pela fé... Quando pedimos algo, creio que Deus esquadrinhe o nosso coração, como a sua Palavra mesmo diz, e procure nele a fé, e conforme o que Ele ache nos concede.
O exemplo dos dois cegos fala da necessidade da fé na cura :  (MT 9:27-29) "E, partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando, e dizendo: Tem compaixão de nós, filho de Davi." "E, quando chegou à casa, os cegos se aproximaram dele; e Jesus disse-lhes: Credes vós que eu possa fazer isto? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor."

Tocou então os olhos deles, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé."

Por isso, quando pedirmos algo ao Senhor devemos sempre lembrar de que Ele estará esquadrinhando nosso coração enquanto pedimos, analisando o tamanho da nossa fé. E mesmo que não vejamos a manifestação do seu poder em nossas vidas devemos continuar crendo e obedecendo a sua voz... tendo a certeza de que Ele tem o melhor para nós, no tempo certo. Se algo ficou sem solução, deixe na beira da estrada da vida e continue seu caminho... Entregue para Deus e confie, mas siga enfrente.. com
FÉ e OBEDIÊNCIA